quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Falecimento


Faleceu na manhã de hoje o Senhor Luiz de Saboinha. O mesmo era casado com a professora Rosa Barbosa.

A partir das 17:00h haverá celebração de corpo presente na Igreja de Nossa Senhora da Conceição e logo em seguida o sepultamento no Cemitério Público Morada da Paz em nossa cidade.
Enviamos os nossos pêsames a toda a família enlutada.

Foto: Upanema News

Ministério da Educação anuncia e prefeitura vai repassar reajuste de 8,32% para professores

O Ministério da Educação (Mec) anunciou oficialmente, em seu site, nesta quarta-feira, 29, que o piso salarial do magistério deve ser reajustado em 8,32%, conforme determina o artigo 5º da Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008.

Conforme já havia antecipado, o prefeito Luiz Jairo, ao tomar conhecimento do anúncio oficial do ministério, declarou que a prefeitura vai repassar o reajuste integralmente aos professores da rede municipal de ensino. “Pagar o reajuste do piso é um compromisso da nossa gestão. Já pagamos no ano passado e vamos fazer o mesmo neste ano, estávamos esperando apenas o anúncio oficial conforme determina a lei”, ressaltou.

O prefeito informou que os reajustes de todas as categorias serão enviados em projeto de lei para aprovação na Câmara Municipal no início de fevereiro. Luiz Jairo adiantou que os servidores que ganham um salário mínimo receberão o reajuste de 6,78% já neste mês de janeiro, enquanto que os demais trabalhadores receberão com reajuste em fevereiro retroativo a janeiro. “Não foi possível aprovar a lei e fechar a folha do mês de janeiro com os reajustes em tempo hábil para depósito dos salários nas contas bancárias. Mas não haverá prejuízo algum para os servidores, que receberão o retroativo em fevereiro junto com o salário do mês já reajustado”, explicou, acrescentando que o banco exige que o depósito seja feito com 48 horas de antecedência para que o pagamento seja efetuado em dia.

Prefeitura realiza cadastro de estudantes que participarão do vestibular da Uern

A Prefeitura da Upanema, através da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto, está realizando o cadastro dos estudantes que participarão do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2014, o vestibular da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e precisarão de transporte público para deslocamento até os locais de aplicação das provas.

O cadastro foi iniciado na última segunda-feira, 27, e prossegue até a próxima sexta-feira, 31, com o atendimento ao público sendo realizado das 08h às 12h e das 14h às 17h na sede da secretaria.

O operador de sistemas da Secretaria de Educação, Marinaldo Albuquerque, destacou que a realização do cadastro é indispensável para o candidato assegurar uma vaga no ônibus, bem como para a prefeitura organizar a logística do transporte com o intuito de evitar atrasos e possível perda de provas. “A prefeitura está assegurando o transporte gratuito para que os estudantes de Upanema possam participar com tranquilidade e concorrer a vagas no ensino superior. Cabe aos estudantes fazerem a sua parte e realizar o cadastro para que tudo transcorra sem problemas”, argumentou.

Os horários de saídas dos ônibus já estão definidos. Os veículos com destino a UERN, IFRN, UFERSA, Aída Ramalho e demais escolas com aplicação de provas que ficam nessa rota sairão às 11h30, com concentração em frente a panificadora Dois Irmãos, na Avenida 16 de setembro.

A partida dos ônibus com destinos as demais escolas, incluindo Jerônimo Rosado, Alfredo Simonetti, Abel Coelho, Elizeu Viana, Lavosier Maia, entre outras, será às 11h com concentração no mesmo local.

As provas do PSV 2014 serão aplicadas domingo, 02, e segunda-feira, 03, em vários locais. 

Previsão de chuva para Upanema

Segundo a meteorologia, hoje em Upanema haverá chuva no período da tarde e noite. A previsão é que a chuva alcance aproximadamente 14 mm.
Muito bom.

Publicada a lei que proibe capacete em estabelecimentos comerciais



Foi publicada ontem no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte uma lei que proíbe o ingresso de pessoas utilizando capacete ou qualquer tipo de cobertura que esconda a face, nos estabelecimentos comerciais públicos ou privados.

O teor da lei detalha ainda que os responsáveis pelos estabelecimentos deverão afixar, no prazo de 60 dias, a contar da data de publicação da Lei, uma placa indicativa na entrada do estabelecimento, contendo a inscrição: “É PROIBIDA A ENTRADA DE PESSOA UTILIZANDO CAPACETE OU QUALQUER TIPO DE COBERTURA QUE OCULTE A FACE”.

De acordo com a LEI Nº 9.827, quem não cumpri a determinação irá pagar uma multa de R$ 250,00. Em caso de reincidência a multa será aplicada em dobro.

A Lei especifica ainda que os efeitos da lei estende-se aos prédios que funcionam no sistema de condomínio; que nos postos de combustíveis, os motociclistas deverão retirar o capacete antes da faixa de segurança para abastecimento.

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Professores da rede estadual entram em greve



Os professores da rede estadual de ensino decidiram em assembléia no dia de ontem, 28 de janeiro, entrar em greve por tempo indeterminado alegando falta de compromisso com a categoria por parte do governo no ano de 2013.

Segundo o SINTE-RN, ao final da greve do ano passado a governadora Rosalba Ciarlini prometeu avançar uma letra para todos os professores, o que não o fez;  por este e outros motivos os professores resolveram não iniciar o ano letivo enquanto o governo não cumprir o que prometeu em 2013.

Segundo o governo, a decisão tomada pelos professores, é uma causa política, por ser ano de eleição, a categoria quer rebaixar o Ibope da governadora que já anunciou que no mês de março irá elevar uma letra de cada professor, sendo retroativa a janeiro.

Além disso, agora no mês de janeiro o governo já vai pagar o valor do Piso Salarial dos Professores com o aumento de 8,32% indicado pelo MEC, como também o terço de férias.

Em Upanema como as aulas só vão iniciar no dia 10 de fevereiro os professores ainda não se pronunciaram se vão entrar ou não em greve.
Dificilmente esta decisão será cumprida pelos professores de Upanema.


Já os professores da rede municipal de Upanema esperam por uma decisão do prefeito Luiz Jairo desde o ano passado em banho-maria, pois o prefeito já anunciou que irá repassar para os professores neste mês de janeiro somente a porcentagem do aumento do salário mínimo que foi de  6,78%, e em fevereiro, se reunirá com a diretoria do SINDSERPUP para negociar o PCCS tão prometido e não cumprido.

Lembro que nas gestões anteriores, as pessoas que formam a base governista do atual governo diziam que o PCCS não era cumprido por falta de vontade, e agora que já foi cortado várias vantagens para facilitar o cumprimento por parte do prefeito e já se passou um ano da administração e continua do mesmo jeito.
Vamos aguardar para fevereiro...
 

Assalto a Casa Lotérica de Upanema



Ontem por volta das 15:00h, 5 homens armados em um carro tipo Golf, assaltaram a Casa Lotérica de Upanema, onde levaram o dinheiro que existia no cofre e alguns pertences de clientes que se encontravam no local.

Após o assalto os criminosos saíram em direção a Caraúbas via Mirandas, foi quando a Polícia Militar de nossa cidade foi acionada que saiu em diligência em busca dos indivíduos. Nas proximidades da comunidade de Mirandas a polícia se deparou com os criminosos, houve uma troca de tiros, fazendo com que os assaltantes abandonassem o automóvel e entrassem na mata.

A polícia militar apreendeu o carro, que segundo informações tem queixa de roubo,  recuperando também o dinheiro levado da casa lotérica que estava dentro do automóvel.
Parabéns a Polícia Militar de Upanema pela ação rápida que realizou.  

Início do ano letivo em Upanema



Por motivo de uma modificação na grade curricular, a reunião que estava marcada hoje na Escola Estadual José Calazans Freire com os professores para distribuição da carga horária foi cancelada, devendo ser remarcada para a próxima semana em data a ser confirmada.

As aulas em Upanema tanto da rede municipal quanto da rede estadual de ensino devem ser iniciadas somente no dia 10 de fevereiro.
Vamos aguardar!