segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Resumo do primeiro dia da Semana Pedagógica


Teve início hoje no Centro de Convenções a Semana Pedagógica da Rede Municipal de Ensino. O evento começou por volta das 9:00 h com a entoação do Hino Nacional Brasileiro e do Hino de Upanema.
Logo em seguida foi formada a mesa das autoridades onde compareceram: o secretário de educação Inácio Araújo, a prefeita municipal Maristela Freire, O vice-prefeito Manoel Carlos, o presidente do FUNDEB Diógenes Matozo, representante do poder Legislativo Adelcina Barbosa, a presidente do Conselho Municipal de Educação Edimir Medeiros, além da professora conferencista Iara Canuto.
Na oportunidade houve as falas do Secretário Municipal de Educação Inácio Araújo, onde destacou a importância do Projeto Político Pedagógico para as escolas municipais; a professora Adelcina, apresentou-se como escolhida pelo secretário Inácio, para um melhor acompanhamento na elaboração do Projeto Político Pedagógico junto às escolas. Por fim, a prefeita Maristela Freire fez uso da palavra onde destacou o grande empenho do secretário de educação e sua equipe com o ensino aprendizagem, disse também, que reconhecia no momento a insatisfação dos professores com o poder executivo pelo não cumprimento do Piso Salarial, mas até agora não tem medido esforços para que isto venha a acontecer; destacando que um dos maiores culpados é o Governo Federal, pois os repasses do município são imprevisíveis, mês aumenta mês diminui, deixando assim a grande dificuldade de um planejamento consistente. Lembrou que sempre recebe a informação por parte do Tribunal de Contas que o município caminha no vermelho, ficando desta maneira impossibilitada de conceder aumento salarial aos funcionários e professores.
Lembrou também que nunca se omitiu a receber os representantes do SINDSERPUP, mas infelizmente, por algumas vezes teve que cancelar alguma audiência por motivo de compromisso maior.
Relembrou que o muro do anexo da Escola Maria Gorete tinha caído, era coisa que já se esperava, mas infelizmente não podia investir recursos do município para reconstruir, pois o prédio não pertence ao município, mesmo assim ia ver o que poderia fazer. Finalizando desejou boa sorte nos trabalhos e mais compromisso para uma melhor educação, a não participação nas atividades não significava meio para melhorar a qualidade da educação do município.
Em seguida foi desfeita a mesa das autoridades iniciando assim a palestra sobre a construção do Projeto Político Pedagógico por Iara Canuto.
Um dos pontos negativos do evento é a pequena presença de educadores, no período da tarde, a presença foi menor ainda.
Foi destacado ainda na abertura a presença dos secretários municipais Aisamaque Dáliton, Conceição Medeiros, Valmir Aquino, Socorro e Neto.
No fechamento dos trabalhos do dia de hoje o secretário Municipal de Educação voltou a convidar todos os professores para a continuidade das atividades amanhã as 8:00 h no mesmo local.


Nenhum comentário:

Postar um comentário